Monday, July 2, 2007

Renata representante de turma

Eu sou mãe representante de turma da escola do meu Pequeno Príncipe. Fui eleita. Não me lembro exatamente de ter me candidatado. Voltando no tempo, ao meu tempo de escola e faculdade, eu nunca fui representante de turma. Sempre achei uma chatice. Eram atividades extras, reuniões fora do horário da aula ou durante o recreio, eu nunca tive essa vocação. A única fez que eu me candidatei a um cargo de representação no meu período escolar foi já na faculdade e por motivação financeira. Fui eleita, junto com outros membros da minha chapa para o diretório acadêmico. Naquela época, os membros do diretório acadêmico não pagavam a mensalidade, e isso me pareceu bastante interessante. Uma das minhas tarefas na época do diretório era fazer a seleção de quem estaria apto a receber bolsa de estudos. A gente recebia diversos dossiês com documentos dos alunos, dos pais dos alunos, cartas explicando as condições da família e a necessidade da bolsa. Era cada história triste, eu passava as tardes chorando e achando que todos deveriam receber bolsa de 100%. A tarefa me foi retirada rapidamente pela direção da faculdade.

Agora, passados muitos anos, eu fiquei sabendo que sou a mãe representante da turma do meu filho na escola. Comecei a receber umas mensagens da escola com o seguinte endereçamento “Queridas Mães Representantes”, não dei muita atenção, na verdade nem sabia que tinha mãe representante, achei que eram as mães representando os filhos, sei lá. Outro dia estava em casa, jogando no computador com Pequeno Príncipe, quando o telefone tocou. – Oi Renata, aqui é a fulana, mãe do fulaninho lá da escola. Tudo bem? – Tudo ótimo e você? Fiquei achando que ela ia querer marcar um programa pro fim de semana. – Olha só, pra festa junina das crianças, será que eu posso levar 11 em vez de 6 prendas? Não sei fulana, não é melhor perguntar na escola? – É que lá eles mandaram a gente falar com as mães representantes. – Sei, e quem é a mãe representante da nossa turma? – É você!!!

Eu não sou exatamente o tipo de mãe com perfil de mãe representante. Eu sou o tipo de mãe que delega a leitura da agenda, para os que não estão íntimos, agenda é aquele livrinho onde as professoras informam aos pais se o filho comeu, dormiu, evacuou e todas as coisas que acontecem na escola. Minha mãe costuma ler e me relatar somente os fatos que exigem minha intervenção. No dia seguinte ao da primeira ligação, eu recebi outra, a mãe queria saber se ela poderia levar prendas somente para meninas, já que na turma a maioria é de meninos. Outra mãe queria saber se ela poderia comprar mais de 4 convites pra festa. Tenho tentado usar meu bom senso nas respostas. Se eu for bem nessa tarefa que a comunidade me delegou, ano que vem eu me candidato à síndica do meu prédio, e daí para Presidente da República é um pulo.

No comments: