Na nossa segunda noite em Paris, seguindo uma indicação minha, corroborada pela Ana, nós decidimos ir a um bar/boate chamado Favela Chic. Eu já tinha ido a esse lugar para assistir a um dos jogos da Copa. Ano passado nós fomos de metrô e saltamos na Place de la République e andamos, andamos ao redor da praça até acharmos a rua do Favela Chic. A praça tem um monumento no meio dela, como todas as praças de Paris, e eu ávida consumidora de informação perguntei a marido, fonte de sabedoria, quem era aquele lá no alto. Eu não quero denegrir a imagem de marido aqui, todos sabem o quanto eu o admiro e o quanto conto com o conhecimento que ele acumulou durante a vida para iluminar minha existência, mas eu acho que ele me falou que era o Napoleão. Acho até que ele falou que quase todos os monumentos de Paris eram em homenagem a Napoleão. Passado um ano, minha memória da qual eu ando muito desconfiada, deve ter me traído novamente. Nós quatro no táxi, indo pro Favela Chic, passando pela Place de la République, eu faço o seguinte comentário para minhas amigas. - Vejam amigas é Napoleão no centro da praça. Como o taxista entendeu, eu não sei, só sei que ele ficou louco. - C´est Marianne, la femme de la République!! e repetiu isso milhares de vezes, realmente zangado com a nossa, ou melhor minha, ignorância. - Gente marido falou que era Napoleão, sei lá, esse cara tá irado com a gente, melhor não falarmos mais nada, quem é essa tal de Marianne??
Cheguei em casa e perguntei a marido se ele tinha falado que era Napoleão. Ele não confirmou. Claro. Ele falou que falou que se o bar era na Place de la République nós deveríamos estar no lugar errado pois aquela era a estátua do Napoleão. Então tá, então. Quer dizer ele trocou a praça, ou sei lá, me enrolou.
Resolvi perguntar ao que tudo sabe e tudo vê, meu amigo google, quem é Marianne, e segue a resposta, principalmente para minhas três amigas que estávam no táxi. Tá em Francês, mas isso não é problema pra nós...
Marianne représente la République Française, elle symbolise l'attachement des citoyens de la révolution populaire à la République, Marianne c'est la liberté, l'égalité et la fraternité.
E olhando bem para essa foto aí de cima, acho que minha avó tinha uma gravura igual a essa na casa dela. Viu vó, c´est Marianne.
2 comments:
Re, entendi tudinho quem é essa tal de Marianne, inclusive acho até que cruzamos por ela no Louvre, lembra Gi?
Mas tudo isso só serve para mostrar como nós francesas mudas, conhecemos os ícones da nossa cidade: Marianne, Napoleon, Sacre q couer e as escadarias do Arco do Triunfo!
Beijos
Ana Tereza
A Gi me contou que vcs encontraram ela no Louvre. Eu já tinha encontrado com ela na casa da minha avó. O pior é o Augusto negando tudo. Tremenda vergonha.
Post a Comment